Carro movido à Energia Solar: saiba como funciona

Não é ficção científica! O carro à energia solar que nos parece tão distante, agora já é realidade: um veículo movido quase que totalmente à luz do sol será comercializado em 2019. Diferentemente dos carros de energia solar lançados anteriormente, o novo Lightyear One da startup holandesa Lightyear, pode funcionar apenas com energia solar, sem a necessidade de outras fontes de energia, como a fóssil.

Desde seu lançamento em 2017, o Lightyear One já possui 15 unidades encomendas a um preço de € 119 mil (cerca de R$ 470 mil), que começarão a serem entregues também em 2019.O modelo da empresa holandesa é capaz de rodar meses sem precisar ser recarregado, em locais de boa luminosidade. Além disso, em caso de não carregamento, é possível percorrer de 400 a 800 quilômetros quando totalmente carregado ou pode ser carregado em uma tomada, por energia elétrica. O Lightyear One possui a vantagem de possibilitar ser dirigido à noite, além de ter um bom desempenho do motor.

CARACTERÍSTICA DO CARRO MOVIDO A ENERGIA SOLAR 

carro movido à energia solar é do tipo sedã com tração nas quatro rodas e já foi premiado pela CES Climate Change Innovator Award, que reconheceu a startup como colaboradora na redução da emissão de gases de efeito estufa.

Para reduzir a perda de energia e tornar o veículo mais leve, a startup reduziu a quantidade de manutenção necessária, para que assim, o carro se tornasse mais barato em seu ciclo de vida. Dessa forma, o Lightyear One possui motores nas rodas, que reduzem drasticamente a quantidade de peças móveis no carro e, consequentemente, a necessidade de manutenção. Além disso, usar os motores na roda proporciona um espaço livre extra para o motorista.

Por último, mas não menos importante, a possibilidade de garantir independência ao motorista é o objetivo fundamental da empresa; Por isso, o carro movido à energia solaralém de transitar na rede rodoviária, também possui a opção de conduzir o automóvel de forma off-road, graças a seu trem de força completo.

INVENTORES DO PROJETO

Os criadores do carro movido à energia solar Lightyear One são 5 ex-universitários da empresa holandesas Lightyear que venceram corridas criadas para esse tipo de veículo, como o World Solar Car Challenge. A equipe tem criado protótipos desde 2013, trabalhando nos detalhes do conceito de energia solar, entretanto, com expectativa de maiores estudos e desenvolvimento na área de carro solar.

SURGIMENTO DO CARRO MOVIDO A ENERGIA SOLAR

 A ideia de se desenvolver um carro de energia sustentável já era estudado em 1992, por engenheiros brasileiros. Entretanto, foi no Desafio Solar Mundial (World Solar Challage) realizado de dois em dois anos na Austrália, que os australianos Darwin e Adelaide obtiveram sucesso na criação do carro movido à energia solar. A invenção foi capaz de percorrer 3000 km através do deserto australiano, utilizando somente seis metros quadrados de painéis solares.

Mais novidades sobre Energia Solar você encontra aqui no blog da Repensa Energia!

Fotos: Lightyear

Digite o que você procura