Como as principais cidades do mundo estão aderindo à energia solar ?

A energia solar é a alternativa mais sustentável e rentável do mundo. Com painéis solares fotovoltaicos, é possível captar a luz solar para gerar energia, inclusive em dias nublados ou chuvosos.

Este sistema diminui exponencialmente os custos com energia elétrica, afinal, o sol é a fonte de energia mais abundante do mundo. Além disso, o sistema exige manutenções esporádicas, a fim de garantir sua qualidade e desempenho.

Como a energia fotovoltaica é vista ao redor do mundo?

Com os recursos naturais se esgotando e as diversas catástrofes ambientais que afetam toda a fauna e a flora, inúmeros países têm percebido a necessidade de rever as estratégias de fornecimento de energia elétrica.

É por isso que os sistemas de energia fotovoltaica solar são cada vez mais procurados por empresas de diversos segmentos, comércios e, até mesmo, residências em todo o mundo.

Por apresentar diversos benefícios, tanto do ponto de vista financeiro quanto do ponto de vista ecológico, este recurso é adotado em diversos países.

A Europa, o Japão e os Estados Unidos foram os pioneiros em energia solar e, durante certo tempo, lideraram o ranking das instalações solares.

Contudo, nos últimos anos, a China apresentou enorme crescimento nesta área, tornando-se líder do ranking. O Brasil, por sua vez, está entre os 30 países que mais utilizam a energia solar no mundo.

Embora esteja longe das primeiras posições, o país avançou muito nos últimos anos em sistemas de energia solar.

A expectativa é que, com o passar do tempo, o recurso seja cada vez mais utilizado no Brasil, já que a radiação solar aqui é abundante e temos uma das maiores reservas de silício – elemento utilizado para fabricar as células fotovoltaicas – do mundo.

Projetos de energia solar

Há vários países que desenvolveram projetos de energia fotovoltaica de notoriedade, dentre os quais podemos citar:

  • China: no país foi construído o maior edifício alimentado por energia solar do mundo. O Solar Powered Office Complex tem 75 mil metros quadrados de área e uma cobertura de 5 mil metros quadrados de painéis solares.

  • Arábia Saudita: no reino, um projeto de energia solar de 200 bilhões de dólares é o maior do mundo no setor até hoje. A iniciativa promete redefinir a economia do local, que é majoritariamente dependente do petróleo, reduzindo essa dependência e gerando 100 mil postos de trabalho.
  • Inglaterra: a Ponte Blackfriars é o maior painel solar de Londres. O local possui mais de 6 mil metros quadrados de painéis solares.

  • Espanha: com alta tecnologia, em Sevilha foi construída a primeira usina de energia solar concentrada em escala comercial do mundo, a Gemasolar. 25 mil alares já são beneficiados com a energia fornecida pela central.

 

Os painéis fotovoltaicos além de serem ideais para grandes empresas, também são adequados para casas, pois os mesmos benefícios encontrados na aplicação em empresas ou em grandes comércios também são garantidos na aplicação residencial.

Para instalações e manutenções de painéis fotovoltaicos, conte com a Repensa Energia. Nosso time é altamente qualificado para atender as mais diversas demandas com profissionalismo, responsabilidade e segurança.

Além disso, somos especialistas neste segmento, com diversos projetos e parcerias de sucesso ao longo de toda a nossa trajetória.

Digite o que você procura