Como calcular a eficiência do Sistema de Geração de Energia Solar

A energia solar é a energia proveniente da luz e do calor do Sol. Há diferentes tecnologias disponíveis na captação dessa energia, como os painéis fotovoltaicos, aquecedores solares e concentradores solares térmicos.

Cada uma dessas formas de captação tem uma função específica. Na geração fotovoltaica, por exemplo, a luz do sol é convertida em energia elétrica. Já no sistema de aquecimento, a luz do sol apenas aquece a água.

Este mercado deixou de ser promessa para se tornar realidade. Por ser uma forma de energia limpa, renovável e de longa durabilidade, vem recebendo grandes investimentos nos últimos anos. Hoje, diversos bancos oferecem linhas de crédito para quem quiser instalar um sistema de energia solar.


Potencial energético

A eficiência do sistema de geração de energia solar pode ser medida pelo potencial energético do Brasil, um país com alta incidência de sol durante todo o ano. Diante das crises energéticas recentes, as fontes alternativas ganharam espaço.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil tem hoje 1,1 gigawatts (GW) de potência instalada em tecnologia solar fotovoltaica. O cenário, mais do que nunca está favorável.

Mas é caro ter um sistema de energia solar? Depende da complexidade do projeto e dos equipamentos escolhidos. No entanto, é versátil, podendo ser usado em residência, empresas, fazendas produtoras, indústrias etc.

A economia na conta de luz é considerável, o que torna seu orçamento maior para outros tipos de investimento no seu negócio.

A sua fatura de energia estará livre:

  • da inflação energética
  • da crise hídrica
  • das bandeiras tarifárias
  • das taxas extras

 

A eficiência do sistema de geração de energia solar é maior levando-se em consideração a vida útil das placas solares que chega a superar os 30 anos. Ou seja, em poucos anos o seu investimento já está pago. Compensa ou não?

Ganhos econômicos

Imune às crises do setor energético, seu equipamento de geração de energia solar pode ainda gerar créditos (excedente produzido de energia), que podem ser utilizados em até 05 anos. Esse excedente pode ser abatido em caso de aumento do consumo de energia, ou para compensação em outra conta dentro da mesma concessão e titularidade.

Especialistas calculam que a eficiência do sistema de geração de energia solar tem um Retorno sobre Investimento (ROI) de quatro a cinco anos. Considerando que o sistema pode durar mais de 25 anos, você terá um tempo de produção de energia bem longo.

Ou seja, você está economizando dinheiro, conservando o meio ambiente e garantindo um investimento de alto retorno financeiro.

Desde 2014 no mercado, a Repensa Energia é uma das empresas mais conceituadas do setor, com amplo portfólio de projetos de energia limpa instalados em todo o Brasil. Com escritórios nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto, é uma empresa reconhecida pela qualidade, transparência e profissionalismo com que atende a todos os seus clientes.

A Repensa Energia tem soluções para projetos Comerciais, Industriais e Residenciais.  Atuamos com projetos completos de EPC (Engenharia, Aquisição e Construção) e trabalhamos com materiais de alta qualidade e tecnologia, com fornecedores reconhecidos no mercado brasileiro.

Digite o que você procura