Como funciona a energia solar?

A energia solar é ecologicamente correta, renovável e econômica.  Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), esta modalidade de energia corresponderá em torno de 11% da oferta mundial de energia elétrica em 2050.

Como é o funcionamento dela?

O painel solar capta a luz do sol e reage com ela, produzindo energia fotovoltaica. Estes painéis, também chamados de módulos solares, são instalados sobre o telhado e devem estar conectados entre si.

Após esta interligação dos painéis solares, há a importância da conexão deles com o inversor solar. Tal inversor  tem a função de converter a energia fotovoltaica dos módulos em eletricidade.  Esta energia pode ser usada em casas, empresas, indústrias, etc. A única variação é o tamanho do sistema a ser utilizado. À noite, utiliza-se a energia fornecida pela concessionária.

A distribuidora de energia contabiliza a quantidade de energia produzida durante o dia. E, no fim do mês, você paga apenas a diferença entre o valor de energia produzida pela energia solar  e do que utilizou da concessionária.

No caso de sobra de energia produzida, a concessionária a transforma em créditos de energia que podem ser utilizados em outro endereço. Esta determinação é prevista pela revisão 687 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo a Aneel, o morador poderá compensar seus créditos de energia em outro endereço, sem que a conta de luz precise estar sob o mesmo CPF ou CNPJ da unidade geradora. Para isso, é necessário apenas a comprovação de vínculo entre os titulares.

Vale ressaltar que, primeiramente, deve-se realizar uma homologação na distribuidora autorizada. Isto porque sem esse pedido, não há como ligar o sistema de energia solar à rede de distribuição. Esta homologação consiste no processo de regularização do projeto com a distribuidora de energia local.

COMO FUNCIONA A HOMOLOGAÇÃO JUNTO A CONCESSIONÁRIA?

A regularização consiste no envio do projeto de engenharia de forma detalhada à distribuidora. Ela o analisa e aprova ou não a proposta. Normalmente quando há a aprovação, é feita uma visita de um técnico da concessionária de energia no local .

A Repensa Energia realiza todos os passos necessários para a implantação de energia solar. A empresa realiza o planejamento e acompanhamento do processo, tomando todas as ações cabíveis em caso de empecilhos. Desta forma, oferece tranquilidade e execução do projeto em 100% .

TIPOS DE SISTEMAS DE ENERGIA SOLAR

Para um sistema residencial de energia solar, é necessário conectar apenas uma média de 1-10 Kwp, já para comércios, a média da rede deve ser de 10-100 Kwp. Para indústria, a média sobe para um sistema de 100-1000 Kwp.

ENERGIA SOLAR NO MUNDO

Atualmente, as maiores potências globais neste tipo de energia são os países europeus. Em primeiro lugar está a Alemanha, seguido da Itália. A Espanha ocupa a terceira posição.

O Brasil avança exponencialmente seu consumo desta fonte renovável de energia. Acredita-se que em 2018, o país estará no ranking dos 20 países com maior geração de energia solar de todo o globo.

Digite o que você procura