Como funciona o Painel Solar?

O Brasil é uma potência gigantesca a se explorar no quesito energia solar. Além de ser rico em minérios importantes para a indústria de painel solar, ainda possui irradiação abundante.

Incentivos governamentais, mudanças climáticas, aumento nas tarifas de energia estão impulsionando o mercado de energia solar em terras brasileiras, o qual avança exponencialmente.

O QUE É PAINEL SOLAR?

painel solar também é conhecido como módulo ou placa fotovoltaica, é um dos componentes do sistema de energia solar fotovoltaico. Atualmente, existem muitos tipos de placas, porém as mais conhecidas são mono-cristalino, multi-cristalino e filme fino. 

COMO FUNCIONA O PAINEL SOLAR?

Basicamente, o funcionamento de um painel solar parte das células fotovoltaicas. Elas são colocadas cuidadosamente em série, uma após a outra.

Para esta conexão, usa-se uma faixa condutora extremamente fina, a qual é tecida de cima para baixo de cada célula. Deste modo, o conjunto celular fotovoltaico do painel solar fica interligado, produzindo um circuito.

Esta conexão de células é coberta com uma lamina de vidro temperado, o qual é manipulado com uma substância tanto antiaderente quanto de antirreflexo. Ela é emoldurada utilizando um quadro de alumínio.

Na parte posterior do módulo, há dois condutores que são usados para interligar cada painel solar, resultando num conjunto de placas fotovoltaicas. Somente após todos esses processos, há a conexão ao inversor solar.

POSIÇÃO IDEAL

Para o melhor aproveitamento de seus módulos solares, busque utilizá-los voltados para o norte.

BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR

A vantagem mais conhecida é a redução da conta de energia elétrica, mas além disso há outros pontos benéficos como baixo custo de manutenção, equipamento com longa vida útil, preservação do meio ambiente, forma renovável de energia, dentre outros. Ainda, possui instalação rápida e possível valorização do imóvel.

COMO ESCOLHER UMA EMPRESA DE ENERGIA SOLAR

A melhor forma de escolher a empresa ideal é pesquisar levando em consideração os seguintes fatores: atendimento, comprometimento com o cliente, manutenção e garantia oferecida.

A Repensa Energia é uma empresa focada em seus clientes. Para um melhor atendimento, ela oferece consultas com especialista para esclarecimento de dúvidas e norteamento do projeto, elaboração de orçamentos claros e explicativos.

Além disso, conta com projetos de engenharia inovadores, com a solução mais compatível a sua realidade atrelada ao melhor custo-benefício.

REALIDADE DO MERCADO NO MUNDO

A energia solar é extremamente utilizada na Alemanha, país que ocupa a primeira posição no ranking de consumo deste tipo de energia. A China vem se destacando como um dos países que mais investem em energia captada de irradiação solar.

HISTÓRIA DA ENERGIA SOLAR

Energia solar é um produto da conversão da irradiação solar em energia elétrica. Há inúmeras tecnologias empregadas para a produção de energia do sol, como: aquecimento solar, energia solar fotovoltaica, energia heliotérmica assim como a arquitetura solar.

O físico Alexandre-Edmond Becquerel foi o primeiro a observar o “efeito fotovoltaico” em 1893, quando conduzia experiências eletroquímicas. Muitos outros estudiosos dedicaram suas pesquisas à energia solar. Sendo a primeira célula formalmente apresentada em 25 de abril de 1954.

Digite o que você procura