Energia Solar Fotovoltaica x Aquecimento Solar: entenda a diferença

Com o comprimisso de esclarecer as dúvidas sobre Energia Solar Fotovolatica, hoje a Repensa Energia traz um conteúdo exclusivo para você. Saiba mais sobre os aspectos da Energia e Aquecimento Solar.

O aproveitamento de fontes de energia renováveis e abundantes na natureza tem sido objeto de constantes pesquisas que buscam viabilizar seu uso de forma prática e palpável, a fim de, reduzir a dependência humana de fontes consideradas escassas ou danosas ao meio ambiente, como é o caso dos derivados de petróleo ou o uso de água na produção de eletricidade.

Com o passar dos anos foram criados sistemas e dispositivos hábeis, como a utilização da força dos ventos (energia eólica) ou dos raios emitidos pelo sol na produção de energia, sendo esse último o recurso aproveitado por sistemas de aquecimento solar e de produção de energia fotovoltaica, que se mostram excelentes alternativas em alguns países, assim como no Brasil.

DIFERENÇAS ENTRE A ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E OS SISTEMAS DE AQUECIMENTO SOLAR

Apesar de ambos os sistemas captarem e transformarem a radiação solar em energia, eles possuem modo de operação e finalidade diversas. Além disso, a produção deenergia fotovoltaica pode ser entendida como uma evolução dos sistemas de aquecimento solar, uma vez que, é mais versátil, completa e oferece soluções abrangentes na geração de eletricidade.

• O sistema de aquecimento solar é voltado para promover o aquecimento da água que abastece o imóvel e chega aos pontos de distribuição, como torneiras, chuveiros e banheiras. Trata-se de um sistema que transforma a energia solar em calor, e em seguida, este é transferido para a água, aumentando sua temperatura.

• Já a produção de energia fotovoltaica resulta por meio da captação de luz solar, na obtenção de eletricidade, que pode ser usada em equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, para movimentar máquinas, elevadores, e outros dispositivos que consomem eletricidade para o seu funcionamento, não apenas para o aquecimento da água.

A montagem dos sistemas também difere entre si. Enquanto o aquecimento solar demanda a utilização de placas ou coletores solares e um boiler, usado para armazenar a água e mantê-la aquecida, a produção de energia solar fotovoltaica exige apenas a presença de painéis fotovoltaicos e um inversor.

O funcionamento da energia solar fotovoltaica é simples, enquanto os painéis captam a radiação do sol e a transformam em energia elétrica, o inversor é responsável por convertê-la para o formato exigido pelos equipamentos alimentados por ela, fator que descarta a necessidade de fazer alterações no imóvel e/ou nas instalações elétricas.

Cabe lembrar que ambos os sistemas produzem energia limpa e ecologicamente correta, porém a energia fotovoltaica é mais eficiente, já que não possui uma única finalidade, como ocorre com aquecimento solar, voltado apenas ao aquecimento da água, mas pode produzir energia a ser usada por diversos equipamentos.

BENEFÍCIOS DO APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

A produção de energia fotovoltaica acarreta em diversos benefícios, tais como na redução da conta de energia, especialmente em empresas e condomínios que a utilizam em abundância, e na valorização da marca, a qual será vista positivamente pelos consumidores em virtude de exercer atitudes conscientes com relação ao respeito e à preservação do meio ambiente.

Os tempos são outros, a tecnologia hoje está ao alcance de todos e deve ser aproveitada no estabelecimento de relações harmônicas e financeiramente viáveis para com o meio ambiente e o mercado. Por isso, modernize seu negócio ou condomínio e entre em contato com a equipe da Repensa Energia para aproveitar o sol, uma fonte de energia gratuita e abundante.

Digite o que você procura