Energia solar vale a pena?

Entre consumidores e donos de empresas fica a dúvida: energia solar vale a pena? Essa pergunta traz outro questionamento. Um dos maiores desafios que se impõem à humanidade atualmente é aliar desenvolvimento e responsabilidade ambiental. Depois de milhares de anos de constante exploração dos recursos naturais e suas consequências inevitáveis, os seres humanos compreenderam a necessidade de reduzir o impacto ecológico causado por suas ações.

Daí resultam a busca e a utilização, cada vez maiores, de fontes renováveis e abundantes de energia, como a energia solar, por exemplo, uma vez que grande parte dos dispositivos tecnológicos criados e aplicados pela humanidade consome eletricidade para funcionar. 
A produção dessa energia, porém, não pode ser focada em apenas um recurso, como o hídrico, pois essa dependência sobrecarrega o meio ambiente.

VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR QUE A VALE A PENA

Aproveitar a incidência de raios solares para geração de energia elétrica é, em um país como o Brasil, uma ideia inteligente e altamente viável, e sim, que vale a pena. Isso porque o sol brilha em praticamente todas as estações do ano e, por isso, a captação diária da radiação solar é capaz de suprir as necessidades energéticas de indústrias, condomínios e estabelecimentos comerciais. Suas vantagens são:

Cuidado com meio ambiente

A produção de eletricidade por meio da captação da radiação solar não produz resíduos poluentes que podem causar danos à natureza, por isso recebe o nome de energia limpa. Ademais, diferentemente da água, a luz solar, ao ser captada, não é ‘retirada’ da natureza e, por essa razão, trata-se de uma fonte inesgotável e que vale a pena, pois se renova a cada dia.

Maior economia de energia

Não depender exclusivamente da distribuição pública de energia garante que processos e equipamentos que consomem eletricidade não sofram paradas. Além disso, a utilização da energia solar reduz sensivelmente os gastos nas contas de luz, afinal a eletricidade distribuída pelas empresas de energia só será usada em exceções, para suprir demandas excedentes. Ou seja, também vale a pena para o bolso.

Fácil instalação

O sistema de captação é composto de painéis fotovoltaicos que absorvem os raios do sol e o transformam em eletricidade. Para não danificar aparelhos, esta é convertida para o formato ideal de cada um deles pelo conversor integrado ao sistema. Os painéis demandam mínima manutenção, adaptam-se a diferentes estilos arquitetônicos e são instalados rapidamente.

Agregar mais valor à marca

A sustentabilidade não é um assunto que chama atenção apenas de especialistas. Hoje toda a sociedade valoriza empresas e marcas que possuem postura ética e colaboram ativamente com o meio ambiente, por isso, a utilização da energia solar também apresenta resultado que vale a pena na construção de uma identidade positiva na mente dos consumidores.

TIRANDO AS IDEIAS DO PAPEL

Especialista na viabilização do uso da energia solar, a Repensa Energia oferece soluções sob medida e que vale a pena a indústrias e condomínios de todos os portes. Para avaliar a demanda energética da empresa ou residência, técnicos são enviados ao local e fazem uma análise detalhada a fim de determinar a quantidade de placas solares a serem instaladas e sua capacidade.

A instalação é feita rapidamente e o valor investido nela é rapidamente recuperado em virtude da economia nas contas de luz. Logo, para sanar dúvidas e passar a utilizar agora mesmo energia solar que vale a pena, basta contatar a equipe de atendimento da Repensa Energia, que se destaca por sua larga experiência, uso de produtos de qualidade e alta engenharia em projetos.

Digite o que você procura