O que é energia sustentável ou renovável?

Desde 2016, o consumo e produção de Energia Sustentável vem crescendo. No ano de 2016 por exemplo, houve um crescimento de 50% no consumo e produção de Energia Renovável. Hoje vamos te contar tudo sobre O que é Energia Sustetavel.

Durante séculos, o desenvolvimento humano se deu de modo exploratório, por meio da retirada indiscriminada de elementos existentes na natureza em prol da sobrevivência e conforto da humanidade, sem que houvesse preocupação com as consequências desses atos. O resultado foi a extinção de espécies, perda de biodiversidade e alterações térmicas.

Hoje, os tempos são outros e a tecnologia desenvolvida ao longo dos anos é uma das maiores aliadas no combate e minimização dos danos causados ao meio ambiente. Não à toa, o mundo tem se voltado ao estudo e aplicação de sistemas que visem a geração de energia sustentável baseada, principalmente, no uso de fontes renováveis por meio de processos limpos.

MAS, AFINAL, O QUE É ENERGIA SUSTENTÁVEL?

 

No âmbito da ecologia e dos estudos ligados ao meio ambiente, ações sustentáveis são as que, ao utilizar recursos provenientes da natureza, não causam riscos para as gerações atuais e futuras. Um exemplo prático: a queima de combustíveis fósseis não é sustentável, pois, apesar de atender a demanda humana por energia, emite dióxido de carbono que causa danos à atmosfera.

Já uma fonte de energia renovável é aquela que é naturalmente reposta pela natureza, ou seja, não se finda, mas se renova de modo cíclico e em tempo hábil para atender as necessidades humanas. A queima de combustíveis fósseis não é considerada renovável, diferente da geração de energia hidrelétrica, a eólica ou a solar.

O que se busca atualmente é a união desses dois pontos, o uso de fontes de energia renováveis em conjunção com processos para gerar energia sustentável, isto é, que não geram resíduos ou põe em risco o futuro da humanidade, por meio do aproveitamento de matérias-primas que existem em abundância em cada região do globo.

O FUTURO JÁ CHEGOU AO PAÍS

 

Ao contrário do que se pensa, a geração de energia sustentável é uma realidade palpável e que pode ser aplicada hoje mesmo em diferentes contextos. No Brasil, um dos países mais ensolarados do mundo, o sol é uma das fontes de energia limpa e mais abundantes que possuímos e, por isso, ela deve ser aproveitada em todos os seus benefícios.

A captação da radiação solar é realizada através da instalação de painéis fotovoltaicos no telhado dos imóveis. Estes, ao absorver a radiação, a transformam em eletricidade, que será usada para alimentar dispositivos diversos, tais como eletrodomésticos, máquinas e computadores, sem a emissão de resíduos e poluentes;

O uso dessa tecnologia é uma realidade e traz benefícios não apenas à natureza, mas também ao bolso, já que reduz sensivelmente as contas de eletricidade, pois a fonte de energia usada em sua produção funciona gratuitamente: o Sol. A energia solar é também uma ótima saída para não depender unicamente do fornecimento público;

A instalação é feita rapidamente e não exige grandes mudanças na estrutura do imóvel, adaptando-se facilmente à planta da indústria, comércio ou empresa. Além disso, o uso de energia sustentável agrega valor à marca e atua positivamente no imaginário do consumidor, pois reforça o compromisso com o meio ambiente.

Colaborar para um futuro melhor e um presente sustentável e economicamente viável está ao alcance de todos e a Repensa Energia atua junto a empresas e corporações para tornar isso possível. Consulte hoje mesmo nossa equipe de técnicos e engenheiros para analisar sua demanda por eletricidade e começar a aproveitar as vantagens da energia solar fotovoltaica.

Digite o que você procura