O que é uma Usina Solar?

Muito se fala atualmente sobre usina solar e seus benefícios para o mercado e meio ambiente. Utilizando da captação da energia solar a partir de painéis fotovoltaicos, elas se tornaram grande assunto de debates, já que são um ótimo potencial para substituir o uso de combustíveis fósseis, além de outros tipos de produção de energia não renováveis. Mas você sabe como funciona a usina solar? Conheça mais sobre o assunto no nosso post de hoje.

 As usinas de energia solar funcionam de forma diferente de sistemas fotovoltaicos presentes em casas e indústrias, já que a primeira precisa gerar energia de alta tensão para distribuição e não para o autoconsumo. Para que uma usina solar funcione de forma adequada, é possível optar por um dos dois tipos de usina solar,que são bem diferentes entre si, porém que geram energia renovável de forma significativa.

USINA SOLAR FOTOVOLTÁICA

O primeiro modelo utiliza de placas fotovoltaicas, que captam a radiação solar e a transforma em energia elétrica. Para isso, as placas são compostas por células fotovoltaicas que ao serem expostas à luz do sol, fazem com que uma corrente elétrica flua entre duas camadas com cargas opostas.

Apesar de ser uma excelente alternativa, ainda há desconfiança quanto ao funcionamento noturno da usina solar. Isso porque o tipo que utiliza placas fotovoltaicas só funciona quando há incidência solar, o que não ocorre quando é noite.

USINA GEMASOLAR

 

Já no outro tipo de usina solar, o funcionamento acontece por meio de espelhos fixados no chão, que refletem em um barril ou qualquer tipo de receptor central com sal dentro. Esse receptor possui um tipo de líquido ao seu redor (geralmente água), que ao superaquecer o sal, faz com que o fluído ferva e mova as turbinas a vapor.

Qualquer quantidade de calor gerado além do necessário é guardada junto com o sal em estado líquido, assim a usina pode continuar a produzir energia durante a noite ou em dias nublados.

VANTAGENS DA USINA SOLAR

 

Independentemente do tipo de usina solar utilizado, as vantagens de se ter esse sistema em uma indústria ocorre de modo vantajoso tanto para o dono, quanto para o meio ambiente. Isso porque a usina solar produz energia limpa e renovável e, apesar de seu alto investimento inicial, a economia é extremamente vantajosa. Isso graças ao valor baixo da manutenção, vida útil muito longa (mais de 30 anos) e o fornecedor dos raios solares não ter preço.

É possível mostrar tal vantagem por meio da maior usina solar do mundo instalada nos Estados Unidos, que produz 579.000kWp (579MWp). Na verdade, o projeto é uma união de 2 usinas, que utilizam 1.700.000 painéis fotovoltaicos, em uma área no deserto de aproximadamente 13km².

Já no Brasil, existem poucas usinas solares no país, porém devido às vantagens desse tipo de sistema, novas unidades têm saído do papel. A primeira usina solar que chegou ao Brasil foi a de Tauá, construída em 2011, no sertão do Ceará. A mesma possui capacidade inicial de 1000kWp (1MWp), beneficiando 650 casas populares.

Ficou interessado em levar para sua indústria energia fotovoltaica? Contate um dos nossos atendentes Repensa Energia e descubra o que há de melhor no mercado de energia sustentável!

Digite o que você procura