Tipos de energia solar: conheça as diferenças

Os Tipos de Energia Solar apesar de serem pouco conhecidos pela população, são ótimas alternativas de fonte renovável e sustentável para casas e indústrias. Isso porque sob nós temos uma fonte de luz infinita e gratuita, que entre suas inúmeras funções, também pode gerar energia elétrica ao ser humano.

Entretanto, cada um dos Tipos de Energia Solar possuem vantagens e desvantagens, dependendo do objetivo e da forma instalada. O importante nesses casos é escolher uma empresa de energia solar de qualidade e saiba explicar quais são os Tipos de Energia Solar ideais para seu imóvel.

Energia solar fotovoltaica

A energia fotovoltaica é um dos Tipos de Energia Solar mais usado atualmente por ser ótima fonte de economia na conta mensal de energia. Ela se dá por meio de placas fotovoltaicas feitas de materiais semicondutores, como o silício cristalino, que contém células com elétrons que ao receber a luz solar, se agitam e geram corrente elétrica contínua. Em seguida, ela é convertida em corrente alternada para chegar até os aparelhos elétricos e funcionar corretamente. Isso tudo é graças a um aparelho chamado inversor de frequência.

As placas fotovoltaicas devem ser instaladas nos telhados, nas fachadas e até no solo, a fim de garantir a melhor posição para receber os raios solares. Após todo o projeto instalado, é importante que ele esteja ligado na rede de distribuição da companhia de energia da cidade, que trará maior economia no bolso e menos uso do meio ambiente. Todo o processo deve ser cuidadosamente feito, assim como a Repensa Energia faz, a fim de garantir o sucesso final do sistema.

Aquecimento solar (energia térmica)

Assim como a energia solar fotovoltaica é um dos Tipos de Energia Solar existentes, o aquecimento solar funciona como um desdobramento da mesma. Enquanto a energia fotovoltaica transforma a radiação solar em eletricidade, a energia térmica transforma a corrente em aquecimento solar. Ela é usado para esquentar água, tanto em casas quanto em prédios comerciais e residenciais, sendo ótima alternativa mais econômica e sustentável para os dias mais frios.

O Aquecimento Solar também é feito por meio de painéis solares (ou coletores) diferentes para cada objetivo, que por seu revestimento de cor escura absorve uma maior radiação solar, transformando-a em calor. Esse calor vai até onde se encontra a água, esquentando-a. Em dias de chuva e frio, ainda assim é possível ter água quente, já que o depósito é produzido a partir de um material isolante, impede o resfriamento da água.

Energia solar concentrada (energia heliotérmica)

 

Um dos outros Tipos de Energia Solar é a chamada Energia Solar concentrada, ou energia heliotérmica. Ela consiste em concentrar a energia solar em um único ponto, chamado de receptor.

Essa tecnologia geralmente é usada em processos industriais que necessitam de altas temperaturas e de geração de eletricidade. Ela é praticamente igual a uma usina termelétrica, porém de uma fonte limpa e renovável. Para conseguir energia elétrica, é utilizado  espelhos (os concentradores) para focar a energia no ponto específico, podendo ser uma um topo de uma torre, por exemplo.

Nesse local, os raios solares são absorvidos e armazenados, transformando-se em energia mecânica para eletricidade. Para que isso ocorra, o receptor chamado de Fluido Térmico, contém um líquido que em contato com a luz solar, aquece e gera vapor. É esse vapor que movimenta uma turbina e gera a energia elétrica.

 

Agora que você já entendeu a diferença entre os Tipos de Energia Solar, instale já ter Energia Solar na sua casa, indústria ou comércio. Converse com um dos nossos atendentes Repensa Energia e confira os benefícios do nossos serviços de Sistema fotovoltaico.

Faça um Orçamento