Como a energia solar pode ser sua aliada na economia?

A energia solar fotovoltaica mostra-se cada vez mais tangível e vantajosa. Além de reduzir de forma ideal as contas de luz – pois a economia pode chegar a 95% –, o sistema responsável por sua produção é instalado de forma simples e sem interferir na estrutura predial pré-existente.

Além disso, trata-se de um sistema capaz de produzir eletricidade e suprir as demandas de empresas, indústrias e até mesmo de residências por longas décadas, sem a necessidade de manutenções constantes. Casos de reparos são solicitados se for notada alguma avaria nos painéis – o que é raro.

Energia solar: vantagens e sua produção

Já é uma tendência que grandes potências mundiais adotem a energia solar fotovoltaica. Um bom exemplo é a Alemanha, que já está transformando a compra de energia solar excedente em um investimento rentável e altamente valorizado por sua segurança.

Por isso, vale a pena conhecer as vantagens da energia solar e seu aproveitamento no Brasil e no mundo:

  • A China lidera a produção de energia solar e é a maior responsável por impulsionar esse segmento em todo o mundo. Sua produção excede em até 40% a cifra total de energia solar produzida em escala mundial, uma verdadeira potência;
  • Apesar disso, diferente do Brasil, a incidência de raios solares não é tão alta na China. Aqui, em terras tupiniquins, há grande potencial a ser aproveitado para geração de energia solar, porém apenas 1% da demanda existente é suprida por meio dela;
  • Esse cenário está mudando com a possibilidade de instalar sistemas individuais para produção de energia solar fotovoltaica, ou seja, a instalação de painéis em imóveis para que se tornem autossuficientes na produção de eletricidade;
  • Assim, os projetos de instalação são feitos sob medida para que o sistema instalado seja capaz de suprir as necessidades energéticas de cada estabelecimento. Para isso, engenheiros e técnicos mensuram a quantidade de eletricidade média consumida no imóvel;
  • As placas podem ser instaladas em telhados ou em áreas abertas, e ainda é possível adaptar o projeto para que não seja necessário alterar a estrutura predial. O sistema é composto por um inversor que adéqua a energia produzida ao padrão requerido por máquinas, eletrodomésticos, equipamentos e lâmpadas.

Energia solar fotovoltaica: Outros benefícios

Não depender mais do sistema público de fornecimento de energia é sempre uma vantagem. Afinal, a empresa, o comércio ou a indústria não ficam à mercê de possíveis panes, causando prejuízos e paradas na rotina laboral. Além disso, caso haja produção de energia solar excedente, essa pode vir como bônus aos clientes.

E caso a produção de energia solar, em determinado mês, não supra as demandas do imóvel – o que é raro em um país com grande incidência de raios solares como é o Brasil –, é possível utilizar o sistema público de fornecimento. Assim, o imóvel tem mais segurança e respaldo ao gestor, já que não haverá falhas no fornecimento.

Outra vantagem em investir na energia solar são os benefícios ao meio ambiente. Afinal, é preciso buscar formas para produzir bens e insumos necessários à humanidade sem prejudicar ainda mais a natureza. Por não gerar resíduos poluentes, nem retirar sua fonte da natureza, a energia solar é ecologicamente correta.

Vale lembrar que a preocupação ambiental também é importante aos clientes. Por isso, ter sua marca atrelada a práticas sustentáveis valoriza a empresa.

Assim, para obter todos esses benefícios e um projeto elaborado de acordo com as necessidades do imóvel, converse com os profissionais da Repensa Energia. Com um time de consultores, técnicos e engenheiros, a empresa é destaque no segmento de produção de energia solar em todo o país.

Entre em contato conosco!

Unidades

Digite o que você procura