Como o sistema fotovoltaico produz a geração de energia limpa?

O sistema fotovoltaico de energia solar pode ser conectado a redes de residências, comércios e indústrias. A ideia é gerar sua própria energia elétrica, diminuir os gastos com conta de luz e contribuir com o meio ambiente através de um sistema limpo e renovável.

Os painéis dessa energia convertem a luz do sol em energia elétrica. A radiação solar de cada região vai determinar o potencial de geração de energia em cada propriedade. Em regiões com incidência maior de luz solar, a produção elétrica é maior.

No entanto, a energia pode ser produzida mesmo em dias chuvosos ou nublados. Os sistemas fotovoltaicos são utilizados há mais de 30 anos conectados à rede elétrica, sendo uma tecnologia 100% comprovada e em constante evolução.

Além de contribuir para o meio-ambiente com a geração de uma energia mais limpa, o sistema de energia fotovoltaica pode gerar economia, eliminando ou diminuindo os gastos com a conta de luz. Atualmente, a energia fotovoltaica é a terceira mais importante do mundo.

A conversão de energia é feita através de um equipamento chamado conversor. Ele deixa a energia nos mesmos padrões exigidos pela distribuidora e não é necessário fazer nenhuma alteração a mais na rede elétrica. Entenda como funciona:

  1. O painel solar gera a energia. Eles são conectados uns aos outros e também ao seu Inversor Solar;
  2. O inversor solar é responsável por converter a energia para a sua propriedade;
  3. A energia solar, depois de convertida, é distribuída para o local;
  4. A energia gerada é utilizada por equipamentos e utensílios elétricos;
  5. A energia excedente vai para a rede distribuidora e gera créditos para a sua próxima utilização.

Diferentes tipos de sistema fotovoltaico

Vale lembrar que o Brasil é um ótimo mercado para esse tipo de energia, já que a radiação solar média que incide no país é alta. Existem dois tipos de sistemas fotovoltaicos: os que são conectados à rede (On-grid e Grid-tie) e os isolados, da rede ou autônomos (Off-grid).

Os sistemas autônomos, ou Off-grid, são independentes das redes de distribuição de energia. Eles se sustentam por baterias e são compostos por painéis solares, cabos, estruturas de suporte, controladores de carga, inversores e as baterias.

Enquanto isso, os sistemas On-grid ou Grid-tie, precisam estar conectados à rede de distribuição de energia. Eles são mais eficientes e dispensam a utilização de baterias, tornando o preço total mais baixo.

A energia que o sistema solar fotovoltaico fornece é um dos recursos mais promissores no Brasil e no mundo. Além de causar impactos ambientais mínimos, ela é considerada limpa e sem resíduos. Para utilizá-la é importante garantir que todos os componentes tenham certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e tecnologia (Inmetro).

O custo da utilização deste tipo de energia tem diminuído com o tempo, em razão dos avanços tecnológicos e do aumento na escala de produção.

Sistema Fotovoltaico e Energia Limpa é na Repensa Energia

A Repensa Energia é uma empresa especializada em projetos fotovoltaicos. Com profissionais capacitados, oferece uma instalação rápida e segura.

Implementar a energia solar tem se tornado uma importante alternativa econômica, social e ambiental. Por isso, para saber mais entre em contato com a equipe da Repensa Energia.

Entre em contato conosco!

Unidades

Digite o que você procura