Energia Solar vale a pena? Conheça as razões e vantagens

Energia Solar Fotovoltaica

Há um crescimento alarmante nos níveis de consumo de energia, por isso novas fontes de energia são buscadas.  Entre as alternativas para a produção de energia está à energia solar fotovoltaica, e devido ao investimento em um novo sistema, muitos se questionam se a energia solar fotovoltaica vale a pena.

Existem muitos benefícios obtidos com a implementação deste sistema, como a economia nos níveis de consumo de energia – quem utiliza comprova a redução em até 95%.

Outros benefícios da instalação dos painéis solares são:

  • Valorização do imóvel, pois um local com gerador de energia é muito mais valorizado no mercado imobiliário;
  • Sistema totalmente sustentável;
  • O gerador não produz ruídos;
  • Instalação simples e rápida, que leva, em média, apenas um dia.

Sol como gerador de energia

A luz solar que chega a todos nós é uma enorme fonte de energia, e é essa a energia captada e convertida para gerar a energia elétrica, da qual cada vez mais dependemos nos dias atuais. Essa energia gerada recebe o nome de energia fotovoltaica, ou energia solar fotovoltaica.

Para que isso aconteça, é instalada a célula fotovoltaica, dispositivo responsável por ser a peça-chave nesse processo de conversão. Através desse processo pode-se gerar uma enorme quantidade de energia, que suprirá toda demanda energética do local.

O sistema utiliza grandes placas que realizam a captação da luz do sol e a transformam em energia elétrica. Essa energia é enviada para um inversor, no qual a corrente contínua é convertida em corrente alternada, sendo o padrão utilizado no mundo todo.

A energia passa a ser conduzida ao quadro de luz e, a partir disso, é consumida normalmente. Esta tecnologia está disponível não somente para grandes empresas e instituições, mas também para residências.

A energia solar fotovoltaica vale a pena e já é tendência mundial

O processo que envolve a produção de energia através da luz do sol é fantástico e ganha cada vez mais espaço no Brasil. No entanto, esse processo já tem fama em outros países, como a China, país asiático que conta com, aproximadamente, 400 empresas fotovoltaicas.

O processo de produção de painéis e células fotovoltaicas na China teve uma intensa explosão durante a última década, superando, inclusive, outros produtores. Outros países onde este sistema também é bem difundido são a Alemanha e os EUA.

Energia Solar Fotovoltaica = Energia sustentável

No processo de geração de energia no Brasil, existe um ganho extraordinário através deste processo e o país tem muito a ganhar.

Como a palavra do momento é sustentabilidade, não existe forma melhor do que ingressar nessa nova modalidade de consumo de energia, além disso, você garante uma economia significativa no consumo.

Diferente do que pode se pensar a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica não traz nenhum risco para o local ou para as pessoas que estão ali; os riscos são os mesmos para qualquer sistema elétrico. O sistema tem uma grande durabilidade, quando bem cuidado pode durar até 25 anos.

Como a energia é obtida através da luz solar, o sistema não funciona em dias de chuva ou à noite. Nesses casos, entra em ação o sistema convencional – exceto se o sistema possuir bateria para armazenamento. Mas todo consumo reduz significativamente os valores, colaborando na contabilidade final da empresa ou casa.

Com todos esses aspectos, o impacto da energia solar é positivo. Por isso, ao avaliar se a instalação de um sistema de energia solar vale a pena ter a assessoria da Repensa Energia faz total diferença.

Através de uma equipe de engenharia, a empresa elabora um sistema eficiente e adequado ao imóvel. Para mais informações, converse com os profissionais da Repensa Energia e descubra todos os benefícios que a energia solar fotovoltaica pode trazer para o seu imóvel.

Entre em contato conosco

Unidades

Digite o que você procura