Sistema de energia solar fotovoltaica e seus componentes

Sistema de Energia Solar Fotovoltaica

Um sistema de energia solar fotovoltaica é capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar. No atual cenário mundial, formas alternativas de produção de energia tornam-se cada vez mais comum. Pensar em sustentabilidade é vital para o bem do planeta, além de gerar uma economia financeira para o estabelecimento. Por isso, um dos mecanismos mais utilizados é o sistema de energia solar fotovoltaica.

Produzir energia solar fotovoltaica é um processo que demanda alguns componentes específicos. Esses componentes são fundamentais para realizar o trabalho de geração, inversão e compensação da energia elétrica.

O que é a energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é produzida pela captação da luz com o auxílio das células fotossensíveis feitas de materiais semicondutores, chamados de células solares fotovoltaicas. Logo após ser captada, essa luz é transformada em energia elétrica.

De forma geral, a energia solar fotovoltaica é constituída de 3 componentes principais:

  • Bloco gerador;
  • Bloco de condicionamento e potência;
  • Bloco de armazenamento.

Esses componentes são fundamentais para que este sistema funcione de forma eficaz, conhecidos como o kit do sistema de energia solar fotovoltaica.

Bloco Gerador de energia solar fotovoltaica

O bloco gerador é responsável pela captação da radiação solar. Essa captação é realizada através dos painéis solares, gerando uma corrente elétrica produzida através da radiação solar.

Esses painéis solares realizam o papel de coração, pois bombeiam a energia para o sistema. Por isso eles são tão importantes para o processo de produção de energia elétrica através da energia solar fotovoltaica.

O tamanho e a quantidade de painéis necessários para a conversão de energia dependem diretamente do local onde o sistema vai ser implementado. Cada local possui uma demanda de energia, e isso influencia na escolha do equipamento.

Em suma, o bloco gerador possui arranjos fotovoltaicos, cabeamento elétrico para interligá-los e a estrutura de suporte.

Bloco de condicionamento e potência de energia solar fotovoltaica

Este bloco realiza o processo de inteligência do sistema de energia solar fotovoltaica. Composto por inversores, este equipamento ajusta a tensão da corrente elétrica conforme a necessidade do local.

O bloco de condicionamento tem inversores c.c.c.c, seguido de ponto de potência máxima, inversores, controladores de carga e outros dispositivos de proteção, supervisão e controle.

Bloco de armazenamento de energia solar fotovoltaica

Este último bloco tem a função de garantir o armazenamento de energia em dias que falta irradiação solar, através da compensação energética. O sistema de energia solar fotovoltaica é conectado à rede de distribuição convencional, e o inversor é instalado entre o gerador fotovoltaico e o ponto de fornecimento da rede.

A energia solar é utilizada para suprir o local onde o sistema de energia solar fotovoltaica é instalado. Quando a geração de energia é superior ao consumo, a energia é devolvida à rede de forma segura. Quando a geração de energia é inferior ao consumo, a demanda é suprida pela rede elétrica da distribuidora.

Este bloco é constituído por baterias e/ou outras formas de armazenamento.

Como obter um sistema de energia solar fotovoltaica eficiente?

Para que todo este sistema funcione perfeitamente e gere o resultado esperado, todo o processo de instalação precisa ser realizado por uma empresa que possua experiência e alta engenharia na produção do projeto, além de atendimento pós-venda sólido.

Todos esses aspectos são encontrados na Repensa Energia. Se você tiver alguma dúvida sobre o sistema de energia solar fotovoltaica e quiser saber mais detalhes sobre seus componentes, entre em contato com nossa equipe para mais informações.

Entre em contato conosco!

Unidades

Digite o que você procura